Estação de esgoto em Xangri-Lá estava sendo utilizada de forma irregular - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Estação de esgoto em Xangri-Lá estava sendo utilizada de forma irregular

A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), que abastece hoje mais de 7 milhões de gaúchos, o que corresponde a dois terços da população do Estado do RS, deve se abster de autorizar novas ligações na Estação de Tratamento de Esgoto de Figueirinha, no município de Xangri-Lá (RS), até que comprove a ampliação da capacidade da unidade, excetuando-se, apenas, aquelas que tenham, até a presente data, o projeto hidráulico aprovado, segundo informou o site Máfio do Lixo.

A ação contra a Corsan foi ajuizada após a instauração de inquérito civil para investigar o esgotamento da Estação de Tratamento de Esgoto da Figueirinha. A CORSAN comprometeu-se a não efetuar mais ligações até a conclusão da ampliação da estação.

No entanto, mesmo após a finalização da ampliação, a capacidade encontra-se comprometida, uma vez que há divergência entre os cálculos efetuados pelo assessoramento ambiental e as taxas de infiltração e vazões licenciadas, aponta a Promotora de Justiça, Caroline Gianlupi, do MP-RS. De acordo com Caroline, apesar de admitir que não tem mais possibilidade de ampliar a capacidade, a CORSAN continua realizando novas ligações “sem critérios técnicos e sem preocupação com o meio ambiente e a saúde pública”.

Comentários

Comentários