Estacionamento rotativo de Osório passará por mudanças estruturais após o período de suspensão de 120 dias estabelecido para reavaliação do sistema.
O processo de reformulação, que visa atender às necessidades da população e corrigir eventuais falhas contratuais, contará com a colaboração entre a empresa responsável pelo serviço e a Prefeitura de Osório.
A reformulação ocorre após uma consulta pública on-line promovida pela administração municipal, encerrada em 23 de maio, que colheu a opinião de 1.416 participantes.
Do total, 72,1% se manifestaram favoráveis à manutenção do estacionamento rotativo.
No entanto, entre esses favoráveis, 77,1% destacaram a necessidade de mudanças no modelo atual, indicando o desejo da população por um sistema mais eficiente, transparente e ajustado à realidade local.
Estacionamento rotativo de Osório
Além da consulta pública, a prefeitura realizou uma auditoria minuciosa no contrato vigente, o que embasará as futuras decisões administrativas.
As propostas de alteração extraídas desses dois instrumentos – a consulta popular e a auditoria – serão analisadas nos próximos dias em conjunto com a empresa concessionária.
A meta é reestruturar o serviço de forma que ele atenda com mais precisão às demandas da cidade, promovendo rotatividade de veículos, organização do tráfego e estímulo ao comércio local, com maior aceitação da comunidade.
A empresa gestora do sistema será oficialmente notificada ainda nesta semana para um aditivo consensual que prorrogará a suspensão do estacionamento rotativo por mais 30 dias e ficará suspenso até o dia 1º de julho.
“Queremos realizar as mudanças de forma democrática, ouvindo a todos”, destaca o Prefeito de Osório Romildo Bolzan Júnior.
O rotativo ficará suspenso até o dia 1º de julho.