Geral

Estado abre oficialmente primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Com a meta de imunizar quase 14 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos e deixar ainda mais longe uma eventual ameaça de febre aftosa, o Governo do Estado abriu oficialmente nesta quinta-feira (1º), em Soledade, Região do Alto Botucaraí, na propriedade de Régis da Rocha, a campanha oficial de vacinação contra uma das principais doenças que podem afetar o rebanho e a economia.

A primeira etapa vai até 31 de maio, e os produtores têm até 6 de junho para comprovar a vacinação junto às inspetorias da Secretaria da Agricultura. Pecuaristas e agricultores familiares enquadrados nos critérios do Pronaf recebem doses gratuitas do Estado. Foram investidos R$ 8,5 milhões na aquisição de 5,5 milhões de vacinas.

Livre da doença há 14 anos, desde os últimos casos registrados no município de Jóia, o RS se encaminha para tornar-se zona livre de aftosa sem vacinação, status que atualmente só Santa Catarina possui. Para atingir a meta, o governo está dando os passos necessários que levarão aos melhores e mais exigentes mercados consumidores do mundo, como o Japão, por exemplo, que paga em torno de 30% a 40% a mais em relação a outras regiões.

Comentários

Comentários