Geral

Estado apresenta potencial de energia eólica em fórum nacional

Detalhar potencial e benefícios da utilização de energia eólica no Rio Grande do Sul. Com esse objetivo, o coordenador da assessoria técnica da Secretaria de Infra-Estrutura e Logística, Edmundo Fernandes da Silva, representa o Estado no Fórum Nacional Eólico, que se encerra nesta sexta-feira (19), em Natal (RN). O seminário reúne secretários de energia de todo o Brasil.

Na avaliação do dirigente, o RS tem condição, hoje, de entrar imediatamente em projetos de utilização de energia gerada por vento, com vantagem, em comparação a outras unidades da federação, de 1,5 mil megawatts (MW). Atualmente, em Osório, no Litoral Norte, localiza-se o maior parque eólico do país, com capacidade instalada de 150 MW. As regiões gaúchas com melhor aproveitamento são Litoral em direção à Fronteira Oeste e ao Planalto rumo a Noroeste. “Vamos mostrar as ações gaúchas de fomento à energia eólica”, revelou.

Conforme Edmundo, no fórum estão em debate questões como incentivos fiscais, legalização de áreas para parques eólicos, além dos caminhos elétricos para conexão desses complexos de geração energética. Novas regras para leilão de energia eólica também estarão em pauta, com apresentação do trabalho desenvolvido pelo Comitê Estadual de Energia do RS em relação a fontes energéticas renováveis.

Comentários

Comentários