Estado disponibiliza mil bolsas de iniciação científica
Em relação a 2009, o número de bolsas dobrou – passou de 500 para 1.000 bolsas, com um investimento de R$ 3, 6 milhões. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fapergs.rs.gov.br.
O Probic destina-se a estudantes de graduação e visa promover o envolvimento no processo de investigação científica, por meio do aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa.
O programa estimula a integração entre Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e a troca de experiências entre elas.
Neste ano, o programa apresenta novidades na seleção dos candidatos, que será feita pela instituição de ensino e pesquisa, e não mais pela Fapergs.
As instituições solicitarão cotas de bolsas para a Fapergs, que serão disponibilizadas conforme critérios pré-estabelecidos, a partir de aspectos como programas de pós-graduação oferecidos reconhecidos pela Capes, capacidade de formação de recursos humanos e o histórico de iniciação científica.
De posse desta cota a instituição fará a seleção dos bolsistas, com a supervisão da Fapergs, ficando a Fundação responsável pelo pagamento direto aos bolsistas.
Na opinião do diretor presidende da Fapergs, Rodrigo Mattos, o incentivo à iniciação científica é de fundamental importância, pois proporciona a realização da pesquisa básica, que é o tipo de pesquisa que dá suporte para que a pesquisa aplicada possa ser desenvolvida e seu produto utilizado em hospitais, novas fontes de energia, novos materiais de construção, novos tipos de culturas agrícolas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a preservação do meio ambiente e para a descoberta da cura de doenças.