Estado racionaliza serviços do Verão Gaúcho
Por decisão conjunta de todos os órgãos envolvidos no Programa Verão Gaúcho 2006-2007, serão mantidas apenas três Casas de Governo no Litoral Norte, localizadas em Capão da Canoa. A unidade instalada na praia do Cassino, no Litoral Sul, foi desativada. Continuarão sendo prestados pelo programa, no Litoral Norte, os serviços considerados de maior importância, como de salva-vidas, policiamento ostensivo e reforço em delegacias, além do posto do Banrisul e da disponibilidade de internet pelo Via-RS, da Procergs.
As casas onde vinham sendo operados o TudoFácil e os procedimentos oferecidos pela Secretaria Segurança e pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) também foram desativadas. Os usuários encontrarão atendimento nas estruturas fixas desses órgãos no Litoral e em unidades volantes que vão percorrer os bairros. Segundas vias de contas de água e luz e serviços do IPE também poderão ser procurados nos postos fixos da Corsan, da CEEE e do Instituto.
Todos os serviços fundamentais, como os realizados pela Polícia Civil, Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, estão garantidos. Vale o mesmo para as áreas de saúde e vigilância sanitária. A readequação do Verão Gaúcho faz parte do planejamento que o Governo do Estado está elaborando para combater a grave situação das contas públicas. O custo do programa era estimado em R$ 20 milhões. Com o cancelamento de parte das atividades, o Estado fará uma economia de R$ 2 milhões em manutenção de infra-estruturas.