Geral

Estado recebe 451 mil itens para socorrer populações atingidas por eventos climáticos

A Secretaria Nacional da Defesa Civil repassou, nessa sexta-feira (5), ao governo do Estado 451 mil itens para o socorro de populações atingidas por eventos climáticos como tempestades, vendavais, granizo e seca. Em valor financeiro, a transferência corresponde a R$ 12 milhões e atende a pedidos de apoio a famílias vítimas de ciclones extratropicais, encaminhados pelo governo gaúcho em outubro de 2007 e maio último.

Organizado em kits de alimentação, abrigagem e limpeza, o material é diversificado e composto por 10 mil cestas básicas, colchões, cobertores, lençóis, travesseiros, fronhas, lonas, filtros de água (cerâmica), sabão, balde, rodo e água sanitária, entre outros itens. Dentro de 60 dias, a Secretaria pretende destinar mais 400 mil telhas.

Durante o ato de assinatura do termo de repasse, firmado com a governadora Yeda Crusius, no Armazém da Companhia Nacional de Abastecimento, em Porto Alegre, no bairro São Geraldo, o secretário nacional da Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães, explicou que o maior volume das telhas ficará no RS, onde os vendavais são mais fortes.

Yeda Crusius agradeceu o apoio da Secretaria e do ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira, ao Rio Grande do Sul. “Nunca aconteceu um apoio deste porte”, enfatizou . A governadora também referiu-se às mudanças climáticas ocorridas no Rio Grande do Sul, responsáveis por fenômenos como os ciclones extratropicais e alagamentos em áreas onde não ocorriam.

Menos sofrimento
Com o apoio firmado, segundo Yeda Crusius, o Estado terá capacidade de gerenciar os estoque de alimentos e demais itens para garantir atendimento rápido e reduzir o sofrimento das famílias atingidas. “A Defesa Civil vai poder dizer à população que mudou para melhor. Agora, poderemos prestar assistência assim que acontecer algum problema”, frisou.

No evento, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Joel Prates, entregou à governadora um plano de trabalho cujo objetivo é treinar, capacitar e cadastrar pessoas nas coordenadorias municipais da Defesa Civil. Assim, a Defesa Civil terá melhores condições de coordenar o trabalho de apoio.

Em reconhecimento à sensibilidade e à parceria da Secretaria Nacional da Defesa Civil, a governadora Yeda Crusius outorgou a Medalha de Defesa Civil ao secretário Roberto Costa Guimarães e à meteorologista da Secretaria Nacional, responsável pelos alertas meteorológicos, Maria Cristina Lourenço. Já a Defesa Civil entregou coletes à governadora, ao secretário e a autoridades.

Comentários

Comentários