Estado recebe R$ 81 milhões para o SUS
O Rio Grande do Sul receberá recursos de 81,3 milhões para a Saúde, destinados a reforçar o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Serão beneficiadas as áreas de cirurgias eletivas, que incluem intervenções de média e alta complexidade – como catarata, ortopedia, vasectomia, laqueadura tubária e hérnia; e de atenção especializada – como câncer, hemodiálise, transplantes e cirurgias cardíacas.
Conforme o secretário da Saúde, Osmar Terra, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, que acompanhou o anúncio feito pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (9), em Brasília, o repasse auxiliará na ampliação do número de procedimentos e na redução de filas dos hospitais universitários. “Os recursos reforçam as estruturas especializadas regionais, dentro da proposta da governadora Yeda Crusius para o Programa Estruturante Saúde Mais Perto de Você”, salientou.
Terra destacou que o recurso estava contingenciado no Orçamento da União e sua liberação – em três parcelas, retroativa a setembro – ocorreu por força das reivindicações do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde. “Precisamos de mais que o dobro dos repasses federais para solucionar os problemas do atendimento público de saúde no Estado, mas são recursos que ajudam muito, já que o próprio Estado está pagando por procedimentos de responsabilidade do governo federal”, concluiu o secretário.