Estados Unidos confirmam que meteoro interestelar caiu na Terra
Um grupo de investigadores descobriu o primeiro caso conhecido de um meteoro interestelar a atingir a Terra, confirma um relatório do Comando Espacial dos Estados Unidos recentemente divulgado.
Um meteoro interestelar é uma rocha espacial com origem fora do nosso sistema solar – o que é uma ocorrência rara.
Este é conhecido como CNEOS 2014-01-08, e caiu ao longo da costa nordeste de Papua Nova Guiné em 8 de janeiro de 2014.
O relatório do Comando Espacial, anteriormente secreto, registrou uma bola de fogo que com o impacto provavelmente espalhou outros detritos na região, segundo o registro.
O impacto marca a primeira queda de um objeto de fora do Sistema Solar no planeta. Retroativamente, é também o primeiro objeto do tipo a passar pelo nosso sistema planetário — antes do registradíssimo Oumuamua, visto no fim de 2017.
O objeto tinha cerca de 0,45 m e viajou até o planeta a 210 mil km/h.
A hipótese de que o impacto fora causado por um objeto interestelar não é inédita, e já fora investigada por dois pesquisadores de Harvard — que publicaram um artigo sobre a possibilidade em 2019.
“Uma coisa que vou verificar (…) é se é possível vasculhar o fundo do oceano na costa de Papua Nova Guiné e ver se conseguimos algum fragmento [do objeto]”, disse Amir Siraj, pesquisador de Harvard e um dos autores do estudo, em entrevista ao site Vice.
6/ “I had the pleasure of signing a memo with @ussfspoc’s Chief Scientist, Dr. Mozer, to confirm that a previously-detected interstellar object was indeed an interstellar object, a confirmation that assisted the broader astronomical community.” pic.twitter.com/PGlIOnCSrW
— U.S. Space Command (@US_SpaceCom) April 7, 2022