Estudante de Capão da Canoa contribui para pesquisa internacional sobre violência escolar
Educação

Estudante de Capão da Canoa contribui para pesquisa internacional sobre violência escolar

Mateus Augusto Silveira Ribeiro, aluno do 7º semestre do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus de Capão da Canoa, está desempenhando um papel crucial em um projeto de pesquisa internacional que aborda a violência em escolas ao redor do mundo.

Frigorifico Borrussia

O estudo é liderado pela Griffith University, da Austrália, e visa compreender melhor os fatores que contribuem para o aumento dos incidentes violentos em instituições de ensino.

A colaboração começou em agosto do ano passado, quando a professora Nadine Connell, da Griffith University, contatou o Grupo de Estudos em Criminologias Contemporâneas (GECC), coordenado pelo professor Leandro Ayres França, ex-docente do Curso de Direito da Unisc e atualmente na University of Reading, no Reino Unido.

O objetivo era estabelecer um núcleo de pesquisa brasileiro dentro deste projeto internacional. Mateus se juntou à equipe para colaborar com o estudo, que inclui a análise da violência escolar no contexto brasileiro.

Portela Serviços Funerários

No núcleo brasileiro, Mateus trabalha ao lado do professor Leandro e da professora Nadine, que atualmente reside na Austrália.

A responsabilidade de Mateus inclui a coleta e análise de dados sobre incidentes violentos em escolas brasileiras, abrangendo informações de fontes como jornais, redes sociais, reportagens, vídeos e relatos.

O projeto busca identificar padrões e causas comuns desses eventos violentos.

O projeto surge em resposta ao crescente número de casos de violência em escolas e tem como objetivo entender melhor os fatores que impulsionam esses incidentes.

Estudante de Capão da Canoa contribui para pesquisa internacional sobre violência escolar

“Estamos empenhados em descobrir quais elementos são os principais causadores desses ataques e analisar padrões nos dados coletados”, explica Mateus.

Participar desta pesquisa é uma experiência valiosa para Mateus, tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. “Envolver-se em um projeto internacional sobre um tema tão relevante permite o desenvolvimento de novas perspectivas e conhecimentos, além da oportunidade de contribuir para possíveis soluções”, destaca.

Xis do Jô

Os avanços da pesquisa já foram apresentados em conferências, como a da British Society of Criminology em Glasgow, Escócia.

O projeto também tem apresentações agendadas para a European Society of Criminology em Bucareste, Romênia, e para a American Society of Criminology em San Francisco, Califórnia, EUA.

Além disso, um artigo sobre o estudo será publicado no boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) até o final do mês.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários