Educação

Estudantes aprovam a introdução do açaí na alimentação escolar em Torres

Alunos da Escola Municipal Fundamental Professor Manoel Oliveira Carneiro, da Vila São João, realizaram nesta segunda-feira, 22 de setembro, o Teste de Aceitabilidade do Açaí da Palmeira Juçara, para a introdução da fruta na alimentação escolar. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC, o estudo levou em consideração a resposta de 185 alunos.

Para realizar a pesquisa, primeiro os estudantes participaram de uma palestra com a representante da ONG Onda Verde, a bióloga Leonila Quartiero Ramos. Foi explicado a importância da preservação da Mata Atlântica e sua influência na vida de todos, como a distribuição de chuvas, temperaturas e outros. A bióloga também apresentou a função da Palmeira Juçara, que produz o fruto açaí, dentro deste bioma, destacando a sua quase extinção, devido ao corte ilegal para a obtenção do palmito, além disto, foram ressaltados os benefícios da fruta para a alimentação.

Após a palestra, os alunos realizaram a degustação da preparação composta por uma vitamina de leite, banana e açaí, no refeitório da escola. A análise do teste de aceitação verificou o percentual de 75% de aprovação. Diante disto, o açaí da Palmeira Juçara será incluído no cardápio de todas as escolas municipais de ensino fundamental.

Confira os resultados:

51% – Adorei

24% – Gostei

10% – Indiferente

8% – Não gostei

7% – Detestei

Comentários

Comentários