Geral

Eu e o João de Barro, a grande vencedora da Moenda da Canção 2009, de SAP

Harmonia, este é o maior dos sentimentos entre os tantos que esta edição de festival nos deixou. Em todos os 23 anos de trajetória da Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha tantos artistas, tantos estilos musicais desenharam sua história e seu sucesso. Harmonia entre estilos musicais.

Eu e o João de Barro, a grande vencedora do festival, seja na opinião popular, seja pelo júri, é, e segue o estilo cancioneiro sertanejo de Renato Teixeira, atração nacional que antecedeu a decisão das campeãs.

Foram três dias de muita cultura e diversão na terra, da rapadura, cachaça e do sonho – terra dos patrulhenses.

Atrações consagradas como Pirisca Grecco e sua Comparsa Elétrica, atração principal da noite de sexta-feira, Show Pouca Vogal dos músicos, Humberto Gessinger e Duca Leindecker no sábado e a atração nacional da noite de domingo, Renato Teixeira e Banda, marcaram a Moenda da Canção 2009.

Durante as três noites, os moendeiros – nome dado ao público do festival, puderam conferir e dar seu voto as músicas selecionadas à fase final. Na eliminatória de sexta, nove músicas concorreram: Só o que o coração sangrar; Samba 3 por 4; Herança de paixão; Lagoa e mar; Vita, vitalino; Quebranto de praia;  Versa e vice; Valsamos sobre a cidade e mulheres do mar.

No sábado subiram ao palco as outras nove canções concorrentes: Regalo ao meu sombreiro; Voando baixo; Morena lua; Tranquilo e sereno; Junho de todos os santos; Eu e o João de barro; Milonga pra nunca mais olhar pra trás; Garatuja e Este é o meu sul.

O festival que a cada ano ganha mais força e amplia fronteiras, teve a participação de músicos e expectadores do estado gaúcho e de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Gente que já é conhecida, outras recém chegados, músicos patrulhenses de sucesso e outros que tem no festival e em Santo Antônio da Patrulha uma referência músico-cultural.

A decisão das vencedores desta edição, reservada para o final da noite de domingo foi aguardado com expectativa pelo público presente. O prefeito, Daiçon Maciel da Silva, o vice, Armindo Ferreira de Jesus, secretário da cultura, Antônio Carlos Brito e a presidente da Moenda, Carmem Monteiro, foram algumas das autoridades presentes à entrega das premiações.

Segundo a organização do evento, cerca de 30 mil pessoas circularam pelo parque Caetano Tedesco e atrações do festival. A 23ª edição da Moenda teve o apoio da Administração Municipal de Santo Antônio da Patrulha.

Confira as vencedoras da Moenda da Canção 2009:

– 1° lugar – Eu e João de Barro (Paulo Ricardo Costa e Emerson Martins)
– 2° lugar – Só o que o Coração Sangrar (Duca Duarte)
– Melhor Arranjo – Só o que o Coração Sangrar (Duca Duarte)
– Melhor Letra – Herança de Paixão (Tadeu Martins e Airton Pimentel)
– Melhor instrumentista – Renato Muller (gaita) na instrumental Garatuja
– Melhor intérprete – Luka, em Só o que o coração sangrar
– Melhor visual de palco – Voando baixo
– Melhor musica na opinião do publico – Eu e o João de Barro (Paulo Ricardo Costa e Emerson Martins)

Comentários

Comentários