Eu vou pescar – Dom Jaime Pedro Kohl

Dom Jaime Pedro Kohl

Eu vou pescar

Continuamos escutando textos bonitos sobre a ressurreição de Jesus e seu significado para a história da salvação. Nesta semana meditaremos o capítulo 21 de São João, que segundo os estudiosos é um acréscimo posterior, mas de uma beleza incrível.

Passado o evento da morte de Jesus, os apóstolos voltaram as suas atividades normais. Provavelmente, para aliviar o stress – como acontece ainda hoje – Pedro diz: “Eu vou pescar”. Os outros responderam: “Também vamos contigo!”. Pescaram a noite inteira e nada apanharam.

Já amanhecia quando aparece alguém na margem e pergunta: “Tendes algo para comer?” Tendo respondido que não,esse alguém sugere: “Lançai a rede a direita da barca e achareis”. Lançaram as redes e qual não foi a surpresa! A rede ficou tão cheia que quase não conseguiam puxá-la para a margem.

Como se diz ‘quem ama chega antes’,por isso o discípulo amado disse a Pedro: “É o Senhor!”. Ouvindo isso, Pedro correu para verificar a feliz surpresa: o Crucificado vive e continua a operar os milagres de outrora.

Depois da comensalidade para Pedro vem a prova dos nove. Jesus lhe pergunta: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” E ele: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Ao que Jesus responde: “Apascenta os meus cordeiros”. Perguntou uma segunda e uma terceira vez: “Tu, me amas?” E Pedro confessou: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. E Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas”. Com isso Pedro viu-se confirmando em sua nova missão de pastorear o novo povo de Deus.

Deixo a cada um reler, meditar e tirar suas conclusões para a vida pessoal, na sua relação com o Ressuscitado.Que tal tirar um tempinho, num lugar recolhido, calmo e deixar a Palavra falar ao coração, buscando perceber o que Ele tem a nos dizer, hoje?

Imaginar Jesus Ressuscitado, com todo o seu esplendor, perguntando-me: “Tu me amas?”O que responderíamos? Qual seria a recomendação? A Pedro ordenou cuidar das suas ovelhas. O que será que pede a mim?

Bonito seria ter a graça de responder com verdade: “Tu sabes tudo, Senhor, tu sabes que te amo!” A mim faz muito bem repetir, em forma de jaculatória, a resposta de Pedro: “Tu sabes tudo, Senhor, tu sabes que te amo!” É uma forma simples de rezar e ir estreitando laços de amor com Aquele que nos amou primeiro.

Lembrando que Páscoa é Cristo presente, passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, do pecado para a graça para todos os que creem na ressurreição, curtamos essa presença misteriosa, mas apaixonante, soltemos as cordas do nosso coração para cantarmos com júbilo e alegria a vitória Crucificado-ressuscitado. Amemos e deixemo-nos amar por Ele que deu sua vida por amor. Vamos, também nós, pescar com Jesus Ressucutado!

Para refletir: Eu amo a Jesus? Como isso se manifesta?Eu me deixo amar por Ele? De que forma?Como é o meu relacionamento com Deus Pai? Como dialogo com Jesus Cristo? E o Espírito Santo, que lugar ocupa na minha vida?

Textos Bíblicos: At 5, 27-32.40-41; Jo 21, 1-19; Sl 29 (30).
Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Comentários

Comentários