Eutanásia: cavalo é sacrificado, após maus tratos em Osório
A PATRAM do município de Osório foi acionada por moradores da praia de Mariápolis, para atender um cavalo em situação de maus tratos, nessa terça-feira (24). Segundo populares, há vários dias ele estava sem comida, água e amarrado no sol forte.
O Comando Ambiental da Brigada Militar ao chegar ao local, por volta das 15h, encontrou o animal muito magro e com lesões, caído ao solo, sem condições de se manter em pé. Segundo informações de pessoas que estavam próximo, tentando reanimá-lo, o dono era desconhecido e o cavalo estava abandonado.
Foi feito uma solicitação para a prefeitura municipal de Osório, que compareceu no local com uma equipe do DEPA, já que não contavam com um veterinário disponível, pois o profissional do município está em férias. Um médico veterinário em caráter voluntário foi encontrado.
Ao chegar, o profissional constatou que o cavalo já estava em situação muito crítica, debilitado, desnutrido, ferido e não teria condições de salvar o equino. Confirmado o diagnóstico, optou pela eutanásia, como única alternativa para acabar com a sua dor. Por volta das 21h30min foi aplicado no cavalo medicamento e em poucos minutos o sofrimento do animal que causou comoção durante toda a tarde e noite, desta terça feira, estava terminado.
A PATRAM pede à população que denuncie e não deixe a situação de maus tratos chegarem ao extremo, denuncie para que os infratores sejam devidamente responsabilizados, e para que os animais não cheguem nestas condições.