Eva, Yoko, Wanda Nara e a frase lapidar
Expulsos do paraíso padeceram de fome. A primeira dama do planeta, então, fez o caminho de volta até o portão do paraíso, guardado por um querubim, a poderosa e temível espada de fogo na mão direita. O anjo perguntou o que ela queria, Tenho fome, respondeu eva, Não há aqui nada que possas comer, tu e teu marido fostes expulsos por desobedecer ao Senhor, retira-te, eva deu um passo em frente e disse, Mata-me se eu quiser entrar. Após tantos argumentos e dissimulações, percebendo a decisão irreversível da mulher o querubim assentiu, Vou trazer-te alguns frutos, mas tu não o digas a ninguém.
Naquela noite, adão e eva não tiveram fome…
Em 1970, john lennon anunciou oficialmente o fim dos beatles com a famosa frase “The dream is over” (“O sonho acabou”). yoko ono é frequentemente acusada de ter sido a causadora do rompimento da banda. Sua relação com lennon começou em 1968, ano em que também começaram os atritos da performática oriental com paul mccartney, líder dos beatles ao lado de lennon. Com a volta de john para o estúdio, também veio yoko, sempre agindo de modo a ser considerada intrusa pelos outros; entretanto, desta vez a intrusão foi ainda mais ofensiva. yoko estava grávida, com ordens estritas do médico para permanecer na cama enquanto se recuperava do acidente de carro. Num gesto tipicamente agressivo, ela solicitou uma cama de casal no estúdio e orientou um eletricista a colocar um microfone acima de sua cabeça, a fim de que ela pudesse fazer seus comentários diretamente ao grupo.
Sim, ele dizia, Não, ela retrucou. maxi lópez tentou, wanda nara não aceitou a sedução. Ele receberia US$ 4 milhões até 2012 no novo contrato com o grêmio football portoalegrense. Nada!
O mais festejado centroavante da primeira década do terceiro milênio entendeu que o seu futuro imediato passava milhas e milhas do olímpico monumental.
O problema era ela, wanda nara, deslocada do seu meio ambiente, do seu habitat natural, do nicho das celebridades argentinas. Em buenos aires, os paparazzi deslizavam nos seus calcanhares, desde o dia que associaram a sua figura, vistosa vedete e modelo, com maradona. Ambos negaram, tarde demais para que as revistas de fofocas esquecessem o “caso”. Em porto alegre ela podia passear no parcão e ninguém movia uma sobrancelha. Não possuía luz própria, estava associada ao marido. No marido podia mandar. E mandava sem parar. maxi não concordava, nunca havia recebido tanto carinho de uma torcida em sete anos de carreira. Mas wanda não queria mais voltar à sua cidade favorita ocupando a ponte-aérea salgado filho/ezeiza. Preferia desembarcar em outro portão, o que abriga os jatos que saem da europa.
Cherchez la femme (procurai a mulher), brada o detetiva na sétima cena do terceiro ato da peça de alexandre dumas, pai (1802-1870), os moicanos de paris, frase que ficaria, a partir daí, célebre em muitas línguas, sendo sempre pronunciada em francês, para indicar que em todos assuntos é necessário verificar se não há nenhuma mulher envolvida.
Parece ser o caso das três histórias, ainda que distantes entre si.