Exames de HIV, Hepatite, Sífilis e Toxoplasmose serão feitos em mais dois postos de saúde de Tramandaí
O objetivo desta descentralização é aumentar o número de coletas e proporcionar maior conforto aos usuários que agora contarão com mais estes locais para realização destes importantes exames.
Por tratar-se de uma rotina ainda nova e até mesmo inédita nas Unidades Básicas de Saúde do município, o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou na última sexta-feira (04), uma capacitação para os profissionais envolvidos nestes procedimentos.
Participaram como palestrantes, a Assistente Social, Maria Helena Fagundes, coordenadora para o a região do Litoral das Ações de Prevenção em DST/HIV/AIDS e que falou sobre ‘Aconselhamento, Acolhimento e Ética Profissional’, o enfermeiro, César Santos, abordou a ‘Importância do trabalho em rede e da descentralização das ações de saúde no município’. O médico Dr. Carlos Bauermann, foi sobre ‘A importância da medicação anti-retroviral para pacientes soropositivos’ e o tema ‘Hepatite e sua implicações’, ficou a cargo da enfermeira, Carolina Miranda, coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Tramandaí.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Prevenção as DST/HIV/Aids de Tramandai, Drª. Sandra Gomes, as pessoas que necessitarem realizar coleta para exames de HIV, Hepatite, Sífilis e Toxoplasmose, podem a partir da segunda quinzena deste mês de Abril procurar um dos três postos (Tiroleza, Agual ou CTA/Posto Pai), mais próximo de sua residência. Mais informações você também pode obter pelo telefone (51) 36849072.