Exposição comercializa artesanato feito por apenadas em Torres
O Salão Paroquial de Central de Torres sediou, nesse sábado (14), a exposição do Renovarte, para estimular geração de renda e economia sustentável por meio do artesanato confeccionado pelas apenadas da Penitenciária Estadual Feminina de Torres.
A diretora do presídio e idealizadora do projeto, Ursula Bagagnollo, explicou que a iniciativa envolveu toda a comunidade, ajudando na arrecadação das garrafas no lixo para a transformação em peças artísticas. “Além de contribuir para o meio ambiente, ainda ajudamos a criar ferramentas para que as mulheres conquistem seu espaço no mercado de trabalho, após cumprimento de pena”.
A renda obtida com a comercialização dos artesanatos serve para que as apenadas adquiram seus materiais de higiene e, outra parte, vai para aquisição e reposição dos materiais.
Mais de 700 garrafas pet foram utilizadas com técnicas de decupagem em tecido, craquele, pintura quebrada, arte mumificação, tecido colado e trabalhado, informou a professora Sandra Horowitz Petersen. “Ensino as técnicas, mas a criação, a liberdade de ousar é somente das alunas”, disse a profissional.
Por sua vez, representando a superintendência, Maria Milani, disse que os projetos de inclusão social e tratamento penal que ofereçam dignidade e qualificação serão ampliados na Susepe, por meio das parcerias com os Conselhos da Comunidade. O Renovoarte será exposto no Festival de Balonismo da cidade em em Abril. De acordo com a prefeitura, outros eventos estão disponíveis para receber o trabalho das apenadas.
Neiva Motta/Susepe