Geral

Exposição ressaltou a importância dos banhados em Torres

A exposição Banhados: Ecossistemas Ameaçados, do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS, despertou a atenção dos visitantes do 22º Festival de Balonismo de Torres, realizado de 29 de abril a 2 de maio.

Crianças, jovens e adultos tiveram a chance de aprender mais sobre este ecossistema, suas funções e a importância para o equilíbrio térmico do planeta.

A mostra contemplou a reprodução de uma área úmida com flora e fauna especifica e 20 banners com fotos e textos. A reconstituição do banhado ocupou uma área de seis metros quadrados. O Espaço Ambiental foi organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e este ano teve a parceria a Escola de Educação Básica Ciesc São Domingos, ONG Onda Verde, Sema/Parque da Itapeva, Fundação Zoobotânica, Batalhão de Policiamento Ambiental e curso de Biologia da Ulbra Torres.

Na edição passada do Balonismo o Espaço Ambiental apresentou o tema extinção. Este ano, a organização trabalhou o tema preservação. Os banhados, contrariando aqueles que pensam que só servem para criar mosquitos, ajudam a diminuir os efeitos de secas e inundações, reduzem a erosão e mantêm a vida de milhares de animais e plantas, além de uma série de outros benefícios.

“Torres, assim como o Rio Grande do Sul, tem muitas áreas úmidas e é importante despertar a população para a preservação deste ecossistema”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Aristeu Moreira.

Comentários

Comentários