Exposição “Viagem ao interior” mostra a paisagem de Osório
Uma volta ao passado, recordações e história. Isso tudo pode ser vivenciado no Espaço Cultural Conceição, situado na Avenida Jorge Dariva, 1070, em Osório, onde abriu a exposição Soçobro.
O evento cultural contou com a presença da comunidade, familiares da artista Lilian Maus, autoridades como o prefeito Eduardo Abrahão; secretário de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo, Rossano Teixeira e a Assessora de Cultura e Juventude, Adriana Pacheco.
A exposição poderá ser visitada até 20 de outubro, de segunda a sexta, das 11h30 às 17h.
Exposição
O título “Soçobro” refere-se ao naufrágio ocorrido há 70 anos, justamente no dia 20 de setembro de 1947, na Lagoa da Pinguela, em Osório/RS, quando ainda funcionava o Porto Lacustre. Por ironia do destino, o barco chamava-se Bento Gonçalves.
José Ricardo de Queirós, pescador e sobrinho de um dos dois únicos sobreviventes do acidente que deixou 20 vítimas, refez o trajeto do Bento comigo. O visitante da mostra poderá navegar por fotografias, arquivos e pinturas em acrílico que apresentam a travessia nessa paisagem lacustre e silenciosa cortada pelo vento minuano. As obras foram recentemente exibidas no Paço Municipal, em Porto Alegre, e agora retornam à cidade que as inspiraram.
O texto crítico é assinado pelo Prof. Dr. Mário Furtado Fontanive. O projeto tem como motivo a paisagem de Osório: uma coleção de postais intitulada Estudos sobre a terra (editora Azulejo), com aquarelas, fotografias e poesias em prosa criados a partir da fauna e flora do Morro da Borússia.