Geral

Fabricas de rapaduras e produtores de melado e açúcar mascavo concretizam operação de derivados da cana em SAP

Articulados pela Administração Municipal, Programa Juntos para Competir (Sebrae-Senar-Farsul), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e  Emater, em março deste ano, 18 produtores de rapaduras do município de Santo Antônio da Patrulha assinaram contrato com os fabricantes de melado e açúcar mascavo. Nessa última segunda-feira, dia 18 de junho, foi realizada a primeira operação de compra e venda de derivados, destinados às fábricas participantes do projeto.

A produção de rapaduras puras de melado, com qualidade superior, é um dos objetivos do programa,  de acordo com os idealizadores. “A matéria-prima produzida em condições adequadas de higiene e dentro de procedimentos técnicos que respeitam as boas práticas de fabricação serão fundamentais”, disse o consultor do Sebrae, Mauro Zamperetti.

As fábricas participantes do projeto são: Rapaduras DaColônia, Guimarães, Santo Antônio, Puxa da Boa, Tchê e Ronan. Conforme o consultor do Sebrae, outras estarão vinculadas ao projeto em breve. “O segmento como um todo está interessado em produzir com qualidade”, revelou.

Melhorias nas estradas internas de acesso às  agroindústrias estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal. De acordo com os administradores, esta ação é necessária para facilitar o processo de transporte das mercadorias.   

São 40.000 kg de açúcar mascavo e melado de alta qualidade, mediante um contrato assinado entre as partes envolvidas. “O contrato oferece garantias tanto para os produtores como para as fábricas, uma vez que no mesmo está definido um preço mínimo para o melado e açúcar mascavo e um prazo de fornecimento que varia de 2 a 8 anos, além de outras cláusulas negociadas entre as partes”, informou Zamperetti.

“Estes 18 produtores estão em fase de conclusão das obras de adequação das agroindústrias, totalizando um investimento de R$ 120.000,00, oriundos do BB/SA, via Pronaf investimento”, completou.

Comentários

Comentários