Educação

Facos entrega estudo de impacto de vizinhança em Osório

Mais um capítulo importante foi vencido na história da urbanização de Osório. A FACOS entregou o EIV – Estudo de Impacto e Vizinhança do entorno da CNEC na cidade.

O trabalho foi acompanhado pelo Professor Alexandre Ramos, Coordenador de Relações Comunitárias da FACOS, que efetuou aentrega pessoalmente para a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Leda Famer.

O encontro foi marcado pelo entusiasmo diante da importância do documento. A Secretária Leda fez questão de chamar o arquiteto AlencarMassulo de Oliveira, membro do Conselho do Plano Diretor que teve importante papel na elaboração do EIV, fornecendo informações para os levantamentos.

O relatório, contendo mais de 90 páginas, foi elaborado pela empresa 3C Arquitetura e Urbanismo e é assinado pelo arquiteto urbanista Leonardo Hortêncio, professor da UFRGS, cujo vasto portfólio nesta área foi determinante para que a FACOS o contratasse.

Bastante complexo, o documento deixa muito claros os critérios técnicos de cálculo, levantamentos e os dispositivos legais aplicáveis. Para o Professor Alexandre, o trabalho foi realizado com muita seriedade e totalmente isento de tendenciosidade – ficamos satisfeitos em contribuir com o desenvolvimento da cidade que ao mesmo tempo esclarece nosso compromisso, pois agora temos clareza das medidas mitigatórias a cumprir.

Até então o discurso era puro senso comum – disse ele.

Segundo a Secretária Leda Famer, este foi o primeiro EIV entregue ao município e, uma vez aprovado, servirá como instrumento de apoio a muitos estudos e conclusões daqui para a frente. O documento será agora encaminhado ao Conselho Municipal do Plano Diretor, que analisará e fará seus apontamentos.

A FACOS já afirmou que, se houver necessidade de esclarecimentos e audiência pública, os técnicos estarão à disposição.

Comentários

Comentários