Faixa de vento divergente separando ar quente e frio é registrado junto ao litoral do RS
A chegada de uma frente fria mexeu radicalmente com a temperatura e trouxe um enorme alívio para milhões de gaúchos durante esta terça-feira depois de sequência de dias de temperatura extremamente alta com índices de calor (sensação térmica) que beiraram os 50ºC no Rio Grande do Sul em noites muito quentes e tardes escaldantes.
Mapa de correntes de vento da tarde desta terça-feira permitia identificar a frente fria
Junto ao litoral gaúcho se observa uma faixa de vento divergente separando correntes de vento de Nordeste com ar quente e outras de Sudeste com ar frio.
A faixa de descontinuidade do vento marcava a frente fria, segundo a MetSul.
A temperatura declinou em todo o estado, mas o efeito maior da frente fria se deu em cidades do Oeste, do Centro, do Sul e do Leste do estado. Em município do Noroeste e do Norte gaúcho, embora sem o calorão dos dias anteriores, a sensação ainda era de calor com marcas perto ou acima dos 30ºC.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia no estado indicavam 17,2ºC em Canguçu, 19,3ºC em Pelotas e Livramento, 19,5ºC em Bagé, 19,6ºC no Chuí e em Camaquã, 20,0ºC no Chuí, 20,4ºC em Dom Pedrito, 20,5ºC em Mostardas, 20,7ºC em Caçapava do Sul, 21,7ºC em Quaraí e 22,8ºC em Uruguaiana.
O alívio do calor, porém, é temporário.
A temperatura volta a se elevar em grande parte do estado nesta quarta, mas sem previsão de calorão na maioria das localidades.
No Noroeste é que aquece mais e a temperatura passa dos 30ºC.
Na Grande Porto Alegre, as máximas ficam ao redor dos 30ºC na maioria dos pontos. No Sul, segue bastante agradável com máximas nesta quarta de 22ºC a 25ºC na maioria das cidades.
No restante da semana, a temperatura deve se elevar mais, entretanto sem previsão de extremos como no começo desta semana. De sexta em diante aumentará muito no Rio Grande do Sul a frequência de pancadas de chuva, o que vai inibir uma maior elevação da temperatura.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp