Vida & Saúde

Falta de leitos em hospitais da rede pública será tema de audiência pública

A comissão de Participação Legislativa Popular aprovou, nesta quarta-feira (13), requerimentos para realização de três audiências públicas. A primeira delas, a pedido do deputado Chicão Gorski (PP), irá tratar de obter subsídios junto ao governo do Estado a respeito da nova metodologia do modelo de participação popular previsto, com vistas à sua atuação no PPA, LDO e LOAS.
 
Do deputado Carlos Gomes (PRB), a comissão aprovou pedido de audiência pública para tratar da falta de leitos nos hospitais da rede pública estadual. O mesmo pedido também foi aprovado, hoje, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
 
A implementação de programas, projetos, ações e serviços públicos relativos às políticas públicas voltadas para a terceira idade, é o tema proposto pelo requerimento do deputado Gerson Burmann (PDT), também aprovado por unanimidade.
 
Crítica

Durante a reunião, os parlamentares manifestaram preocupação quanto à críticas permanentes que setores da sociedade fazem aos atendimentos feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o vice-presidente da comissão, deputado Marlon Santos (PDT), o sistema é o melhor do país, e universal, dando guarida, inclusive, para uma minoria da população de alta renda, que possui planos de saúde privado. “Pagam caríssimo por planos de saúde que não cobrem atendimento de alta complexidade, quando então se socorrem do SUS, que paga muito bem estes atendimentos, socorre esta população em tempo menor do que as filas de atendimento dos planos privados, e ainda reclamam”, afirmou o parlamentar.
 
A manifestação foi corrobadada por todos os presentes, incluindo os parlamentares que são médicos e ex-prefeitos, gestores do sistema. “Esta é a realidade”, afirmou o presidente do órgão técnico, Diógenes Basegio (PDT). “Com todos os problemas do SUS, é um sistema universal, que atende inclusive aqueles que tem plano privado, a um custo elevadíssimo, contribuindo para para que aumentem as filas de atendimento e a redução de leitos nos hospitais”.
 
O debate ocorreu na votação do requerimento do deputado Carlos Gomes, que quer entender melhor a falta de leitos nos hospitais.
 
Participaram ainda os deputados Álvaro Boessio (PMDB), Luis Lauermann (PT), Jurandir Maciel (PTB).

Comentários

Comentários