Vida & Saúde

Faltantes em consultas médicas chegam a 35% na rede municipal em Osório

saude3-300x225A Secretaria Municipal de Saúde em Osório disponibiliza, além do atendimento em atenção básica e preventiva com médico Clínico Geral, a consulta com diversos especialistas. Com carga horária menor, as consultas com os especialistas são mais disputadas. Mesmo assim, muitos pacientes são marcados e acabam faltando às consultas, prejudicando muitos que aguardam atendimento. Algumas especialidades, as faltas ultrapassam os 30%, causando prejuízo e mau aproveitamento do sistema.

O Secretário Municipal da Saúde, Émerson Magni da Silva orienta os pacientes com agendamento que respeitem o horário e dia da sua consulta. “Em caso de impossibilidade de comparecer à consulta com o especialista, pedimos ao paciente que entre em contato com a unidade de saúde mais próxima da sua residência ou ligue para que possamos fazer o remanejo dessa vaga, beneficiando quem está aguardando e precisando de atendimento”, orienta Émerson.

Somente em dezembro de 2014, no último levantamento realizado pela Secretaria, das 95 consultas disponibilizadas com o Pneumologista, 34 pacientes faltaram, ou seja, 35,79%. Até mesmo com o Clínico Geral, em um total de 2.807 consultas, 11,44% dos pacientes faltaram totalizando 321 faltantes.

Em outras áreas da saúde também ocorrem o mesmo problema como em exames laboratoriais com 18,94% de faltantes e na Odontologia com 23,13% pacientes ausentes nas consultas. Para o cancelamento da consulta ou atendimento, basta ir até uma unidade de saúde mais próxima ou ligar para o telefone (51) 3601 3300 e deve ser feito, pelo menos, com um dia de antecedência.

Gabriela J. Prestes Pacheco

Comentários

Comentários