Geral

FAMURS consolida apoio ao projeto SUSAF-RS

O deputado Edegar Pretto (PT) e o governador Tarso Genro receberam do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Mariovane Weis, uma moção de apoio da entidade ao Projeto Agroindústrias Familiares. O Projeto de Lei 66/2011, de autoria do deputado Edegar Pretto, que tramita na Assembleia Legislativa, institui o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS).

Para Edegar Pretto, o apoio dos municípios ao SUSAF-RS é mais um passo relevante para a aprovação do projeto. O parlamentar destacou que a moção da FAMURS consolida o processo para que as agroindústrias familiares vendam seus produtos em qualquer município gaúcho.

“O documento da Federação das Associações dos Municípios reconhece e define que a agroindústria familiar deve ter prioridade na legislação e que seja acelerada sua tramitação. É uma contribuição importante para desburocratizarmos e viabilizarmos o funcionamento das agroindústrias familiares no estado”, afirma.

Conforme Mariovane Weis, os prefeitos reforçam a importância social, econômica e cultural das agroindústrias familiares para as pequenas propriedades e para a economia nos municípios. “Algumas famílias que querem instalar uma agroindústria acabam sendo desestimuladas a levar seus projetos adiante. O incentivo ajuda a manter os jovens e as famílias no campo, diminuindo o êxodo rural”, ressalta.

A moção foi encaminhada para que a Assembleia Legislativa e o governador Tarso Genro acolham as iniciativas e deem prioridade na tramitação do tema. À medida que a legislação se adequar, as pessoas serão estimuladas a instalarem novas agroindústrias. Por seu grande impacto social e econômico, o processo irá gerar e distribuir renda. Isso possibilitará o fomento do desenvolvimento local e regional.

Comentários

Comentários