Farmácia Popular de Torres abrange toda a região
A Farmácia Popular do Brasil, recentemente inaugurada em Torres, atendeu 353 pessoas nos dez primeiros dias de funcionamento. Nesse período, os medicamentos mais procurados foram para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão e verminose. Na Farmácia Popular os preços são até 90% mais baratos que nas farmácias convencionais. Em Torres, a unidade tem a gestão da Secretaria Municipal de Saúde e também atende a população dos municípios do entorno, inclusive de Santa Catarina. No entanto, os medicamentos controlados necessitam de receita médica emitida no Rio Grande do Sul. Segundo o programa criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), cada unidade é projetada para atender a uma população de aproximadamente 70 mil pessoas.
O secretário da Saúde de Torres, Valmir Daitx Alexandre, lembra que para adquirir os medicamentos é necessário apresentar a receita médica ou odontológica. “O objetivo é evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes”, esclarece o secretário. Na Farmácia Popular são atendidas tanto as pessoas que se consultam com médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) como as que se consultam com médicos do sistema privado, o que inclui os planos de Saúde.
Entretanto, o pagamento deverá ser realizado em dinheiro. A unidade ainda possui farmacêutico em tempo integral para dar orientações sobre os medicamentos e o seu uso correto. A Farmácia Popular está localizada no Centro de Torres, na rua Coronel Pacheco, 532. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia, e nos sábados das 8h às 12h. Informações podem ser solicitadas pelo telefone (51) 3626-1006.