Feira do Livro de Arroio do Sal está aberta oficialmente
A noite de quarta-feira (28) foi para apresentar para toda a comunidade o Patrono da 8ª Feira do Livro, Celso Cisto. Antes disso, durante o período da tarde, os alunos das escolas já tiveram contato e diálogo com o patrono especialista em literatura infantil, natural do Rio de Janeiro e radicado em Cidreira, no Litoral Norte.
O evento iniciou na terça-feira (27) e segue até domingo (1/11), com a estrutura coberta montada no centro da cidadã, ao lado do Centro Administrativo Municipal.
O encontro ocorreu no palco principal para a abertura oficial do evento de Arroio do Sal com as participações do prefeito em exercício, Patrique da Silva Cipriano, e da secretária municipal de Educação e Cultura, Iara Schaly, e sua assessora, a coordenadora de Cultura, Fernanda Dorneles.
Formado o ato, Celso Cisto contou ao público que escolheu o Rio Grande do Sul, 18 anos atrás, para fugir da violência e desenvolver melhor o seu trabalho como escritor. A sua vida é divida entre as cidades de Cidreira e Porto Alegre, conforme confidenciou Celso Cisto.
Cisto falou do papel do escritor na escola. “Nós temos o compromisso como mediadores na formação de leitores e no incentivo a cultura para transformar a cara deste país”, sentenciou o patrono ao público que lotou o auditório principal. Ele ainda foi mais enfático. “Um país livre precisa de cidadãos transformadores, pessoas criativas que mudem o seu entorno”, disse.
O município foi cumprimentado pelo patrono por investir na cultura afirmando que é preciso um conjunto de atividades para criar pessoas capazes unindo escola, biblioteca, os livros, professores e a feira do livro.
A secretária de Educação e Cultura manifestou que organiza com sua equipe a terceira edição consecutiva da feira e que o evento cresce cada vez mais. “Queremos muito uma cidade que seja uma cidade de leitores”, disse Iara Schaly. “Vamos aproveitar a feira e participar que é um investimento do município para toda a comunidade”, completou.
O prefeito em exercício de Arroio do Sal antes de declarar aberta oficialmente a 8ª edição da feira do Livro de Arroio do Sal saudou o patrono vizinho, cumprimentou os funcionários públicos pela data comemorativa e pronunciou que a realização de um evento como a feira do livro aproxima os alunos de toda a comunidade.
“Um momento em que as pessoas tomam conhecimento do que os professores trabalham com as nossas crianças. A responsabilidade do gestor é de proporcionar o conhecimento, a oportunidade de troca de experiências e promover o caminho para a leitura”, comentou Patrique Cipriano.
O chefe do Executivo, em exercício, substituindo o prefeito Luciano Pinto que se encontrava na platéia, com as demais autoridades acompanhando a solenidade oficial, finalizou parabenizando os professores por todo o esforço com o aprendizado dos alunos de Arroio do Sal.
Patrique pediu que a comunidade participe e que os visitantes venham conhecer a Feira do Livro de Arroio do Sal, afirmando que não tem chuva para impedir já que a Administração procurou cobrir todo o espaço.
“Não é uma feira para o poder público, para a Secretaria de Educação. É um evento para toda a comunidade e um estímulo ao conhecimento e a cultura”, encerrou.
A noite festiva ainda apresentou no palco a evolução na alfabetização de Adultos em Arroio do Sal com entrega de novas carteiras de Identidade assinadas e a participação do Coral Municipal Vozes Iluminadas de Arroio do Sal, formado por 40 integrantes, um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Marcos Lewis