Geral

Feiras Itinerantes de Artesanato geram renda a mais de 150 expositores do Litoral Norte

A possibilidade de um espaço gratuito para exposição e comercialização de produtos artesanais foi mais uma das opções dadas pelo Governo do Estado no Verão Legal RS 2010 para o apoio e geração de renda aos artesãos do Litoral Norte.

O sucesso da proposta foi tanto, conta Dilvani Vasconcellos, coordenador das Feiras Itinerantes de Artesanato da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secetaria Estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, que alguns expositores vieram de outras localidades, como de Santana do Livramento, na fronteira Oeste.

Vasconcellos explica que as feiras foram instaladas nas praias. “O sucesso é total. Temos mais de 150 expositores que podem acrescer renda ao trabalho em locais de fácil acesso ao público”, disse o coordenador, ao lembrar que a FGTAS tem locais de atendimento no litoral nas cidades de Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Osório, Rio Grande, São José do Norte, Tapes, Torres, Tramandaí e Xangri-lá.

Feiras itinerantes estão em dez praias gaúchas

Ao todo, dez praias gaúchas têm Feiras Itinerantes de Artesanato, implantadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

Patrocinadas pelo Banrisul, as barracas estão localizadas em Imbé, Tramandaí, Atlântida Sul, Torres, Arroio do Sal, Quintão, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Balneário Mostardense (Mostardas) e Praia do Cassino (Rio Grande).

As feiras são espaços de exposição e comercialização de artesanato, instaladas em unidades modulares de rua do tipo barracas e funcionam em locais estratégicos durante o veraneio, com rodízio de artesãos expositores.

Elas fazem parte do projeto da FGTAS de revitalização do artesanato, como fonte de renda e de estímulo ao empreendedorismo, voltado às pessoas que fazem da produção artesanal a sua forma de subsistência e contam com o apoio das prefeituras.

Comentários

Comentários