Fenômeno da superlua hoje: brilho máximo e proximidade inédita - Litoralmania ®
Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil
Variedades

Fenômeno da superlua hoje: brilho máximo e proximidade inédita

Nesta data, a Lua estará a 357.364 quilômetros da Terra, enquanto a distância média normal é de aproximadamente 384.400 quilômetros.

Viu Internet

A fase de lua cheia ocorre quando o Sol e a Lua se alinham em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível do satélite.

Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o termo “superlua” não tem respaldo científico.

A expressão foi criada em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, na revista Dell Horoscope, hoje extinta. Nolle definiu que uma superlua ocorre quando o satélite está no perigeu ou a até 90% dessa proximidade, embora as razões para essa escolha não sejam claras.

Divergências Astronômicas

Por não ter base científica, o termo “superlua” gera divergências entre instituições astronômicas quanto à definição exata baseada na distância.

Josina Nascimento esclarece que a superlua pode ocorrer tanto na fase cheia quanto na nova, repetindo-se de uma a seis vezes por ano, devido à órbita elíptica da Lua.

Portela Serviços Funerários

Isso significa que a Lua pode se aproximar ou se afastar em momentos distintos, atingindo o perigeu (ponto mais próximo) ou o apogeu (ponto mais distante).

Durante o fenômeno, a Lua parecerá mais brilhante e maior, especialmente em locais longe da poluição luminosa dos centros urbanos.

Como destacou Nascimento, a superlua será visível em todas as partes do mundo, desde que o clima esteja favorável.

Superlua de Outubro: A Mais Próxima de 2024

Em 2024, a primeira superlua ocorreu em 19 de agosto, a 361.900 km da Terra. Já a última do ano acontecerá em 15 de novembro, quando estará a 361.867 km.

No entanto, a superlua desta quinta-feira (17 de outubro) será a mais próxima da Terra em 2024.

Vale destacar que o tamanho da Lua não muda de fato; o efeito observado é causado pela diferença de ângulo e perspectiva.

Para os amantes da astronomia, o ideal é escolher locais afastados dos centros urbanos, onde a poluição luminosa não atrapalhe a observação.

A Lua cheia costuma nascer a leste, logo após o pôr do Sol, e se põe a oeste ao amanhecer, proporcionando uma longa noite para admiração.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários