Fenômeno do Halo Solar encanta banhistas no litoral norte
No último domingo (31), por volta do meio-dia, um espetáculo natural conhecido como halo solar foi observado na praia de Figueirinha, em Arroio do Sal, no Litoral Norte, encantando os banhistas.
O registro desse fenômeno ocorreu durante a formação de uma nuvem chamada cirrustratos, composta por pequenos cristais de gelo que interagem com a luz solar, conforme explicou a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
“O halo solar é um dos efeitos visuais resultantes da interação da luz do sol com esses cristais de gelo presentes nos cirrustratos. Essa nuvem, que se assemelha a um véu fino e extenso no céu, é translúcida, não bloqueando a aparição do sol. Quando essa nuvem cobre parcialmente o sol, próximo ao meio-dia, temos a condição ideal para a formação do halo solar”, afirma Josélia.
Este fenômeno óptico acontece na troposfera superior, a camada mais baixa da atmosfera terrestre, e resulta na formação de um círculo com as cores do arco-íris ao redor do sol.
Além disso, segundo a meteorologista, o halo solar ocorre principalmente em torno do meio-dia.
“Se houver lua cheia e a nuvem cirrustratos encobrir a lua, é possível a formação do halo lunar”, acrescenta Josélia.
De acordo com previsões da Climatempo, o início de 2024 será predominantemente ensolarado em todo o Estado, apesar de possíveis pancadas isoladas no Norte do Rio Grande do Sul, devido à alta umidade e circulação de ventos.
Entretanto, na terça-feira (2), espera-se que o sol dê lugar à chuva nas regiões Nordeste, Metropolitana e em municípios da Serra e do Litoral Norte.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp