Fepam faz a primeira coleta de balneabilidade do projeto 2017/2018

Fepam faz a primeira coleta de balneabilidade do projeto 2017/2018Com a primeira coleta de amostras de água no Litoral, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) deu início, nesta segunda-feira (13), à edição do Projeto Balneabilidade 2017/2018. O projeto é executado anualmente no período do verão, desde 1979/1980, monitorando as condições bacteriológicas das águas utilizadas para banho.

Neste verão, o projeto terá duração de 16 semanas. O primeiro boletim com informações sobre a qualidade das águas será divulgado no próximo dia 15 de dezembro. Os boletins são elaborados com base nos resultados obtidos nas cinco coletas das semanas anteriores. Os resultados serão divulgados sempre às sextas-feiras no site da Fepam.

A qualidade da água será monitorada em mais de 80 pontos localizados em 43 municípios. Deste total, 57 pontos estão da Região Hidrográfica do Litoral, dos quais 33 no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio e cinco no Litoral Sul. Na Região Hidrográfica do Guaíba o monitoramento é feito em 14 pontos, e na Região Hidrográfica do Uruguai são 12.

Os técnicos do Balcão Ambiental Unificado Sema/Fepam fazem as coletas e o Laboratório da Fepam é responsável pela análise das águas do Litoral Norte. As amostras de águas dos balneários do Litoral Médio e Sul e das regiões do Guaíba e do Uruguai serão analisadas pela Corsan.

A proposta é informar ao público as condições de balneabilidade das praias, se próprias ou impróprias para banho, e tem sido um fator indutor e acelerador na instalação, monitoramento e aprimoramento de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos.

Catarina Gomes

Fepam faz a primeira coleta de balneabilidade do projeto 2017/2018

Comentários

Comentários