Fepam fiscaliza postos de combustíveis no Litoral
Já foram vistoriados 21 empreendimentos em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal. Segundo o técnico da Fepam, Diego Hoffmeister, todos eles apresentaram necessidade de algum tipo de melhoria e pelo menos 10 serão autuados por operação em desacordo com as condicionantes estabelecidas nas respectivas licenças ambientais. Em um posto, uma lavagem de veículos foi interditada por não possuir sistema de tratamento de efluentes efetivo.
As irregularidades verificadas até o momento são: falhas no sistema de contenção e drenagem dos efluentes gerados na pista de abastecimento; irregularidades na caixa separadora de água e óleo; reforma ou operação sem licenciamento ambiental; disposição ou armazenamento irregular de resíduos contaminados e falhas na impermeabilização da pista de abastecimento e não implantação de sistema de remediação de área contaminada. Apesar disso, não há necessidade de interdição total das atividades, medida que só será utilizada no caso de não atendimento às exigências estabelecidas após as inspeções.
As fiscalizações têm como objetivo principal a verificação das condições gerais de funcionamento dos empreendimentos e o atendimento às condicionantes estabelecidas nas licenças ambientais emitidas pela Fepam, com especial atenção aos itens relacionados ao armazenamento de resíduos e pontos críticos de geração de contaminação, como bombas de abastecimento, suspiros dos tanques de combustíveis, lavagem de veículos, troca de óleo e sistema de drenagem da pista de abastecimento ligado à caixa separadora água/óleo.
Nas próximas semanas, a Fepam pretende prosseguir com as fiscalizações, estendendo a atuação para outros municípios localizados mais ao Norte do litoral. Os empreendimentos vistoriados são escolhidos de forma amostral e aleatória no banco de dados da Fepam.