Fepam passa a contar com drone para auxiliar operações de fiscalização
Os analistas da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) passam a contar, a partir desta semana, com um drone para auxiliar em operações de fiscalização de atividades potencialmente poluidoras e atendimento de emergências ambientais. A nova ferramenta tecnológica possui câmera fotográfica incorporada, grava vídeos e pode realizar sobrevoos de até 120 metros de altura.
O engenheiro químico chefe da Divisão de Atendimento a Denúncias e Fiscalização de Rotina, Juarez Fernando Löff, explica que com o drone será possível realizar operações de fiscalização e controle de atividades de forma ágil, especialmente em terrenos de difícil acesso. Destaca ainda que o equipamento fornecerá informações precisas sobre as áreas vistoriadas, proporcionando melhor atuação na busca da qualidade ambiental do Estado e do cumprimento da legislação.
O drone também será utilizado pela Divisão de Emergências Ambientais. O equipamento poderá auxiliar na obtenção de informações de acidentes em locais de difícil acesso, como a queda de um caminhão em um barranco com o derramamento de combustível e risco de prejuízos ambientais. Ou ainda quando houver mortandade de peixes, conforme relata o assessor da diretoria técnica e plantonista da Divisão de Emergências Ambientais, André Milanez.
O equipamento foi doado à Fepam pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual (MPE).
Drone
A palavra drone vem do inglês e significa “zangão”. O drone é um Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) conhecido também como Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (Varp). Ou ainda o drone é qualquer tipo de aeronave que não precisa de um piloto embarcado para guiá-lo.