Ferramenta Cell Broadcast: entenda o que é
A ferramenta Cell Broadcast foi utilizada pela primeira vez no Rio Grande do Sul no domingo (5) em um momento de tempestades severas, granizo de grande porte e rajadas intensas de vento.
Siga o Litoralmania no Google e fique por dentro das últimas notícias do Litoral, RS, Brasil...
Seguir no Google
A tecnologia, que envia alertas diretamente para os celulares da população em áreas de risco, foi ativada para avisar moradores de Encruzilhada do Sul e região sobre a aproximação de um temporal severo entre 22h e 23h.
O sistema, desenvolvido em parceria entre o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia.
Como funciona o sistema
Diferente dos alertas por SMS, o Cell Broadcast utiliza a própria rede de telefonia 4G e 5G para emitir notificações instantâneas, sem necessidade de cadastro prévio.
Quando um alerta é disparado, qualquer conteúdo em uso no celular é interrompido, e uma mensagem acompanhada de som e vibração aparece na tela do aparelho — mesmo que ele esteja no modo silencioso.
Essa mensagem traz orientações de segurança emitidas pela Defesa Civil, como buscar abrigo, evitar áreas de risco e acompanhar as atualizações meteorológicas oficiais.
O recurso é gratuito e visa garantir que o maior número possível de pessoas receba o alerta simultaneamente.
Temporais motivaram alerta inédito no estado
A ferramenta está integrada com outras formas de alerta: envio de SMS pelo número 40199 e publicações em redes sociais.



















