Festa em homenagem a Iemanjá é confirmada em Cidreira
A prefeitura de Cidreira esclareceu os boatos que circularam na internet sobre a possível não realização da tradicional Festa em Homenagem a Iemanjá no município.
Confirmou-se a realização do evento, que terá uma programação estendida de quatro dias, entre 1º e 4 de fevereiro, dois dias a mais em comparação aos anos anteriores.
“Como Cidreira é muito procurada, a gente quer dar estrutura para quem vai fazer oferendas”, explica Fabricio Knapp, diretor de Cultura da Secretaria de Turismo de Cidreira.
A festa, que ocorre há 150 anos no município, é um importante destino para diversas casas de religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul.
Hilda Canabarro, presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Cidreira, destaca a participação expressiva, com casas de outros municípios vindo homenagear Iemanjá em Cidreira.
No dia 1º de fevereiro, a estátua de Iemanjá estará em um barco na Concha Acústica da cidade, permitindo que as pessoas levem suas oferendas ao local.
Às 20h, terá início a procissão, que percorrerá da Concha até o Santuário Sincrético de Iemanjá, em uma caminhada de aproximadamente uma hora.
Durante os quatro dias, o evento contará com uma programação diversificada, incluindo shows, praça de alimentação, comércio temático e a feira de artesanato Brick da Diversidade.
O município está trabalhando na ampliação das estruturas sanitárias e de iluminação para garantir o sucesso e a segurança do evento.
Quanto às informações equivocadas sobre a não realização da festa, Fabricio Knapp esclarece que a programação ainda não estava completa quando o Guia Verão de Cidreira foi publicado, motivo pelo qual não constou na divulgação inicial.
A prefeitura está organizando um material específico para a divulgação do evento.