Geral

Festival de Balonismo de Torres já tem parcerias para 2010

O 21º Festival Internacional de Balonismo de Torres encerrou com resultados positivos. O evento recebeu 36 balões e, apesar da chuva no domingo, dia em que historicamente tem o maior número de público, 80 mil visitantes prestigiaram os cinco dias de festa.

Este ano, pela primeira vez, o Festival recebeu vários patrocínios e apoios. “Isso mostra que o evento dá visibilidade às marcas e retorno de mídia” salienta o secretário de Turismo, Roniel Lummertz, que anuncia o fechamento de dois apoios para 2010. “A Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) e a Corsan já confirmaram patrocínio para a 22ª edição”, revela Roniel. A edição deste ano recebeu investimentos na ordem de R$ 650 mil em recursos da Prefeitura e de patrocinadores e apoiadores.

Além dos coloridos balões, que são as estrelas do evento, o Festival teve 52 atividades paralelas, organizadas por entidades locais. “O êxito do evento se deve a muito trabalho e a essas parcerias realizadas”, destaca o secretário. O público pode conferir e participar de muitas atividades, como a III Canoagem Ecológica Corsan Pró-Mampituba, 1ª Trilha de Jeep do Balonismo, 2ª etapa da Copa Litoral Norte de Motocross, Torneio Balonismo de Golfe, apresentação de aeromodelismo, festival de balonismo, batizado de capoeira, desfile de modas, Feira de Móveis de Torres, Feira Municipal da Indústria e Comércio, programa Palco das Torres, lançamento do livro infantil Balonito e seus Amigos, entre outras ações.

O Sesc, Ulbra Torres e Senac, parceiros constantes da Prefeitura, também estiveram presentes. O público ainda aprovou as ações do Espaço Ambiental Corsan, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que trouxe a exposição dos dinossauros, que encantaram as crianças.

Outros dois espaços que foram um sucesso são as Tendas do Café Rural e da Ferema, numa parceria entre a Secretaria do Interior e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Emater/RS, Irga, Clube de Mães Sagrada Família, de Campo Bonito, e Grupo de Mulheres Agricultoras Coração de Maria, de Rio Verde. Essas tendas mostraram a produção e o sabor do interior de Torres.

Visitantes ilustres

O Festival de Balonismo recebeu a visita de diversas autoridades. Entre eles estão o secretário Estadual de Turismo, José Heitor Goularte; o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba; deputado federal Germano Bonow; os deputados estaduais Alceu Moreira; Luís Augusto Lara e Ademir Schneider; e o presidente da Corsan, Mário Freitas, entre outros.

Shows atraíram um bom público

Cerca de 15 mil pessoas conferiram os shows musicais do 21º Festival Internacional de Balonismo. Música, diversão e muita animação marcaram as noites de importantes shows nacionais e muitas apresentações de bandas locais. André e Adriano, com seu sertanejo universitário, receberam muitos aplausos do público.

O Grupo Revelação, que no final do show desceu do palco e fez uma roda de samba em meio ao público, levou a galera ao delírio. Claus e Vanessa, CPM 22 e os irreverentes DJs Fat Duo animaram e fizeram o público dançar até a madrugada. Essas apresentações aconteceram na Arena dos Shows e foram antecedidas por bandas locais, que também agradaram.

Parceiros do Festival

O Festival Internacional de Balonismo tem realização da Prefeitura de Torres e organização técnica da Air Show, do Rio de Janeiro, que há 21 anos é responsável pela parte que evolve os pilotos de balão.

A grande patrocinadora é a Ultragaz e os co-patrocinadores deste ano são: Pinho Automóveis, Pinho Motos, Recris Transporte e Logística, Banrisul, Corsan e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Os apoiadores: Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Caixa RS, Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres, Sulgas e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Os números do Festival de Balonismo

21 edições realizadas

R$ 650 mil investidos

80 mil visitantes

15 mil pessoas nos shows

36 balões colorindo o céu de Torres

52 eventos paralelos

274 pessoas fizeram voo turístico de balão

310 pessoas trabalharam por dia dentro do Parque do Balonismo

Comentários

Comentários