Fim de semana deve ser com chuva na Região Sul
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Epagri) mantém o aviso de que a chuva em Santa Catarina será mal distribuída, e a previsão de acumulados é pouco significativa, variando entre 10 e 35 milímetros (mm). A situação no estado, atingido por forte chuva durante toda a semana passada, permanece inalterada.
O último boletim da Defesa Civil com o total de ocorrências foi divulgado ontem (15), às 13 horas. O total de pessoas afetadas se estabilizou em 981.205 em 100 municípios, sendo que 162.644 estão desalojadas e 15.748, desabrigadas. Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras, Taió, Rio do Oeste e Trombudo Central decretaram estado de calamidade pública e mais 59 cidades decretaram situação de emergência.
Após oito dias de paralisação por causa das enchentes, o Porto de Itajaí voltou a operar ontem. Entre os dias 8 e 15 de setembro, a Gerência de Programação do Porto de Itajaí registrou 24 cancelamentos de escalas, enquanto nove navios aguardavam para atracar.
As principais mercadorias transportadas no Porto de Itajaí são madeira e derivados, frangos congelados (maior porto exportador do Brasil), cerâmicos, papel, máquinas e acessórios, tabacos, veículos, têxteis, açúcar e carne congelada. O Complexo Portuário de Itajaí é o segundo maior do país em movimentação de mercadoria, atrás apenas do Porto de Santos.