Fiscalização detecta gafanhotos em cinco municípios do RS - Litoralmania ®
Fiscalização detecta gafanhotos em cinco municípios do RS
Variedades

Fiscalização detecta gafanhotos em cinco municípios do RS

Rio Grande do Sul: Fiscais estaduais agropecuários e engenheiros agrônomos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) realizaram na sexta-feira (17), fiscalização de áreas agrícolas para monitoramento de gafanhotos.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Nesta fiscalização, realizada através de denúncia, foram feitas vistorias nas áreas agrícolas do município de Ajuricaba.

Os gafanhotos, das espécies Zoniopoda iheringi e Chromacris speciosa, foram encontrados.

Eles são nativos do Rio Grande do Sul, não se tratando de gafanhotos migratórios presentes na Argentina.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

“As culturas comerciais de grãos, como milho e soja, atualmente implantadas em condições de estresse hídrico, não apresentam danos significativos causados pelo inseto.

No entanto, a incerteza em relação ao clima e o desconhecimento dos hábitos dos gafanhotos podem gerar preocupação entre os agricultores”, destaca Rita Grasselli, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]

A recomendação para os agricultores é para permanecer em alerta em relação a novos focos e que, em casos de alta infestação associados a danos verificados nas lavouras, entrem em contato com a Inspetoria de Defesa Agropecuária do seu município ou a Emater. E também o contato pode ser feito através do email: vigifito@agricultura.rs.gov.br.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Além de Ajuricaba, foram feitas vistorias também nos municípios de Coronel Bicaco, Nova Ramada, Santo Augusto e São Valério do Sul. Neste ano de 2021, foram 19 fiscalizações no total.

A SEAPDR é participante do Comitê de Emergência Fitossanitária para Schistocerca cancellata, conforme Portaria de Emergência MAPA nº 201/2020 e Instrução Normativa SEAPDR nº 17/2020 e, por isso, tem realizado vistorias de monitoramento de populações acridianas em áreas agrícolas do Rio Grande do Sul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários