Fiscalização em Torres apreende 700 kg de alimentos impróprios para consumo
LitoralVida & Saúde

Fiscalização em Torres apreende 700 kg de alimentos impróprios para consumo

Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizaram uma ampla fiscalização em três mercados localizados na cidade de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 4 de fevereiro.

Durante a operação, mais de 700 quilos de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos e inutilizados.

Entre os produtos descartados estavam carnes, embutidos, queijos, iogurtes, salgados e doces que apresentavam irregularidades graves.

Os principais problemas identificados na inspeção incluíam produtos vencidos, armazenados fora das condições adequadas de temperatura, sem procedência comprovada ou desprovidos de rótulos obrigatórios.

Os fiscais também encontraram unidades de álcool cuja venda é proibida em estabelecimentos comerciais desse tipo, o que resultou na apreensão imediata dos itens.

A fiscalização reforça a importância do controle de qualidade dos alimentos oferecidos ao consumidor e evidencia a necessidade de maior rigor por parte dos comerciantes na observação das normas sanitárias.

Casos como esse demonstram a gravidade da comercialização de produtos impróprios para consumo e os riscos que representam para a saúde pública.

A operação contou com a participação de diversas entidades e profissionais especializados. Entre eles estavam os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre; Mauro Rockenbach, da Promotoria Especializada Criminal de Porto Alegre; e Dinamárcia Maciel de Oliveira, de Torres.

Também estiveram presentes servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Torres, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), além de agentes da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

Comentários

Comentários