Flagrado crime ambiental no Rio dos Sinos em Santo Antônio
Numa ação conjunta entre prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, uma prática considerada crime ambiental foi constatada no Rio dos Sinos.
O crime ambiental apurado foi o descarte irregular de couro, constatado na altura da ponte dos Pinheirinhos, pelo 3° Sargento Rodrigues, o Coordenador Municipal da Defesa Civil Marcelo da Rocha Silveira e o Fiscal Ambiental da Prefeitura Iporã Haeser.
De acordo com o Fiscal, foram necessárias três viagens até a margem do Rio, para recolhimento do material apreendido. Ele explica ainda que não foi possível identificar no material apreendido sinais ou pistas que pudessem indicar a autoria do crime.
O material resultante dessa apreensão foi pesado em 390 kg de aparas de couro e será destinado à empresa devidamente licenciada para o recebimento e tratamento deste tipo de resíduo. A equipe registrou Boletim de Ocorrência junto à Delegacia de Polícia Civil de Santo Antônio.
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente alerta que o descarte irregular de resíduos sólidos, além de conferir crime ambiental e infração administrativa, traz prejuízos à população em geral, podendo contaminar corpos hídricos dos quais a população utiliza para suas atividades diárias, prejudicando ainda fauna e flora locais. As operações permanecerão constantes, a fim de evitar novos descartes ilegais nos corpos hídricos do município.
A secretaria lembra ainda que confere INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA AMBIENTAL o descarte irregular de Resíduos Sólidos em qualquer local, conforme Lei Municipal nº 4.608/2004.
Viviani Silveira