Força-tarefa vai apressar obras em escolas estaduais
A governadora Yeda Crusius anunciou a criação de uma força-tarefa a fim de agilizar as obras que estão sendo realizadas nas escolas estaduais gaúchas. A chefe do executivo gaúcho assinou a nomeação dos integrantes da força-tarefa no final da tarde desta quarta-feira (16) e, já nos próximos dias, a equipe começará a atuar a fim de concluir o número de obras nos estabelecimentos escolares, assim como efetuar levantamento do que é necessário fazer para melhorar as condições dos prédios e proporcionar melhores condições de ensino para os estudantes das escolas públicas. A força-tarefa integra o programa estruturante Boa Escola para Todos.
Durante a audiência, realizada com a participação do chefe da Casa Civil, Alberto Wenzel, da secretária de Educação, Mariza Abreu e do secretário de Obras, Coffy Rodrigues, foi feito um relato à governadora da necessidade de reforço para execução das obras, já que a demanda nas escolas estaduais é bastante expressiva. “Há anos não havia um investimento em relação à recuperação das escolas no Estado como está ocorrendo no atual governo”, explicou Coffy.
Conforme o secretário de Obras, somente em 2008 será investido um total de R$ 36 milhões em obras nas escolas gaúchas. “Até o final do governo todas as escolas estaduais terão sido recuperadas ou receberão algum novo investimento, como os laboratórios de informática”, informou Coffy. Segundo ele, uma das obras que atingirá todas as escolas é o plano de prevenção de incêndio, que também já está sendo executado.
A criação da força-tarefa, que será integrada por arquitetos e engenheiros, é uma necessidade da Secretaria de Obras devido à elevada demanda. “Atendemos todas as secretarias, mas é a Educação que possui a maior demanda”, observou Coffy. E a tendência, de acordo com o secretário, é aumentar o número de obras. “Para 2009 já temos uma previsão de 1250 obras nas escolas estaduais”, ressaltou.
“São muitas as obras em andamento no Estado e, especialmente nas escolas estaduais. E para a execução de todas elas é necessário um reforço como o que teremos com a criação da força-tarefa criada hoje pela governadora Yeda Crusius”, avaliou Coffy.