Variedades

Forças de Khadafi usam bombas de fragmentação

Forças leais ao presidente da Líbia, Muammar Khadafi, teriam usado bombas de fragmentação em um novo ataque contra o porto da cidade de Misrata, no Oeste do país. O supervisor do porto disse que um dos dispositivos explodiu embaixo de um caminhão, ferindo duas pessoas.

Jornalistas que estão na capital líbia afirmam que viram provas fotográficas claras de que as forças de Khadafi usaram este tipo de munição contra o porto da cidade. O local está sendo usado para o embarque de feridos e imigrantes que tentam fugir dos confrontos em direção à Benghazi, outra cidade líbia sob o comando dos rebeldes.

O supervisor do porto de Misrata disse que há minas explosivas espalhadas pelo local. Na semana passada, as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que estão no país já haviam retirado minas que poderiam ter atingido os navios.

Há três semanas, uma equipe da BBC em Misrata conseguiu filmar o que pareciam ser os restos de bombas de fragmentação já explodidas. Estes tipos de munição e armas estão proibidos em muitas partes do mundo.

Misrata é a única cidade importante no Oeste da Líbia ainda mantida pelos rebeldes que tentam derrubar Khadafi.

Os rebeldes estão no comando de grande parte do Leste do país, em volta de Benghazi, enquanto as forças leais a Khadafi mantêm a maior parte do Oeste.

Os combates entre os rebeldes e as forças leais a Khadafi têm se intensificado nas montanhas do Oeste da Líbia na última semana.

A Otan está cumprindo uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e realizando ataques aéreos para tentar proteger a população civil durante o conflito entre as forças de Khadafi e os rebeldes.

E, hoje (7), os disparos de artilharia das forças leais a Khadafi teriam caído no território da Tunísia, o que obrigou a fuga dos moradores na região de fronteira.

Comentários

Comentários