Variedades

Formação de milhares de novos lagos na Antártida preocupam cientistas

Os cientistas acabam de descobrir que milhares de novos lagos estão aparecendo na superfície das geleiras da Antártida durante as últimas décadas. O evento sem precedentes chama atenção, já que pode minar a estabilidade da maior massa de gelo na Terra.

Os pesquisadores britânicos da Universidade de Durham analisaram centenas de imagens de satélite e dados de observações meteorológicas da geleira Langhovde, localizada na costa da Terra da Rainha Maud.

A pesquisa revelou que, entre os anos 2000 e 2013, apareceram na região cerca de 8 mil novos lagos, originados devido ao derretimento do gelo. Os resultados da pesquisa realizada foram publicados no jornal científico Geophysical Research Letters.

Os cientistas suspeitam que a água de alguns destes lagos poderia ter se infiltrado na geleira e possivelmente a tornado mais frágil, aumentando a possibilidade da sua ruptura ou até destruição.

Inicialmente, o mundo científico acreditava que a parte leste da Antártida não era afetada pelo aquecimento global, mas atualmente este local está chamando atenção e poderá mudar as concepções anteriores. Tais derretimentos de gelo entre 2011 e 2014 levaram ao degelo de 1 trilhões de toneladas métricas de geleiras na Groenlândia.

No verão, as temperaturas do ar aumentam e no topo da camada de gelo se formam lagos que podem desaparecer, ou seja, se dissolver no oceano. Essa injeção de água fresca e muito fria na água salgada pode criar um fluxo subaquático tipo tornado, provocando a destruição de novas geleiras.

Agência Brasil

Comentários

Comentários