Fórum mobiliza agentes de governo no Litoral
O secretário valorizou a transversalidade na execução de políticas públicas, a necessidade de integração entre os diferentes órgãos e parabenizou pelo trabalho já desenvolvido pelos agentes. “Fizemos um esforço enorme para reestruturar o Estado nos dois primeiros anos”, afirmou. O resultado, segundo Wu, aparece nas diferentes áreas do governo, que registraram uma sensível ampliação dos investimentos e qualificaram os serviços prestados à população.
Wu ressaltou que o Rio Grande foi o Estado que mais ampliou investimentos em saúde, além de ter o maior programa de capacitação profissional do país, com o Pronatec, e a menor taxa de desemprego, e que registrou um dos melhores incrementos da produção industrial, com o maior programa de microcrédito do Brasil. Mencionou a maior captação de recursos para o saneamento básico e abastecimento de água da história do Estado, a opção por não alterar o plano de carreira dos professores estaduais e o aumento dos investimentos em infraestrutura, resultado em mais acessos asfálticos do que nos 16 anos anteriores. “É importante crescer, mas com distribuição de renda, geração de oportunidades e redução das desigualdades, o que tem acontecido no Rio Grande do Sul”, concluiu.
Ao final do encontro, os agentes também falaram dos resultados obtidos na região e destacaram, entre outros temas, os números positivos da Operação Golfinho, o segundo lugar da rede pública estadual de educação no Enem e as melhorias na saúde. “Nós não tivemos apenas avanços, nós tivemos uma revolução na saúde”, disse o agente da Secretaria Estadual de Saúde de Osório, Luis Genaro Ladereche Figoli.
Além de promover a integração das equipes e reforçar a importância da ferramenta de monitoramento e controle dos projetos estratégicos, o evento também pautou o calendário de reuniões destinadas à discussão do orçamento conduzida pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag).