Vida & Saúde

Foz do Mampituba em Torres segue imprópria para banho

A Gerência Regional do Litoral Norte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler divulgou na tarde desta segunda-feira (26), os resultados da antepenúltima coleta de amostras de água do Projeto Balneabilidade 2006/2007. Como ele será desenvolvido até 4 de março, há previsão de mais dois boletins nas próximas sexta-feiras. Estão sendo monitorados, desde novembro, 87 pontos de 65 balneários em 45 municípios e somente no Litoral Norte são 30 pontos em praias de 10 municípios.

A normatização estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) define que as águas estão impróprias para banho quando em duas de cinco coletas foram detectados índices superiores a mil coliformes fecais ou 800 Escherichia coli (uma bactéria presente nas fezes) por cem mililitros de água. A água é considerada imprópria, também, se a amostra mais recente
ultrapassar 2.500 coliformes ou 2 mil Escherichia coli por 100 ml.

Litoral Norte

A foz do rio Mampituba, em Torres, permanece impróprias e a coleta realizada entre os dias 18 a 21 detectou 1.600 coliformes fecais. O gerente regional, geólogo Mattos'Allem Roxo, informou ainda que, em Cidreira, no ponto fronteiro ao Edifício Alvorada, também foi detectado índice de 1.600 coliformes fecais por cem mililitros de água mas como os resultados anteriores estavam adequados a condição de balneabilidade permanece própria.

As coletas são realizadas semanalmente nos seguintes locais: Torres (foz do rio Mampituba, Praia Grande, Praia do Meio, Praia da Cal e Praia da Guarita); Arroio do Sal (foz do Arroio do Sal); Arroio Teixeira (frente ao Sereia Bar); Capão da Canoa (Capão Novo, junto ao Baronda e mil metros ao sul e ao norte, Araçá); Xangri-Lá (Atlântida, Xangri-Lá e Rainha do Mar); Osório (Atlântida Sul); Imbé (Santa Terezinha, Mariluz, junto à foz do rio Tramandaí e frente ao número 714 da avenida Beira-Mar); Tramandaí (junto ao restaurante Panorâmico, junto à Plataforma, Nova Tramandaí e Jardim Atlântico); Cidreira (frente ao edifício Alvorada, frente à guarita 178 e na Costa do Sol); Balneário Pinhal (Balneário Pinhal e Magistério) e Santo Antônio da Patrulha (junto ao Camping Municipal da Lagoa dos Barros).

Comentários

Comentários