Fraude no leite: uso de soda cáustica e água oxigenada é descoberto no RS
Soda cáustica e água oxigenada foram detectadas em produtos lácteos adulterados, durante a 13ª fase da Operação Leite Compen$ado, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) nesta quarta-feira, 11 de dezembro.
A investigação revelou a presença de substâncias altamente nocivas à saúde em leite UHT, leite em pó, composto lácteo e soro de leite produzidos em uma indústria localizada em Taquara, no Vale do Paranhana.
Quatro pessoas foram presas, incluindo o químico industrial conhecido como “alquimista” ou “mago do leite”, reincidente em fraudes do tipo.
De acordo com as Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor, a adicição de soda cáustica é usada para mascarar a acidez do leite, enquanto a água oxigenada (ou peróxido de hidrogênio) elimina micro-organismos presentes em produtos em deterioração.
Além disso, foram encontrados “pelos indefinidos” e sujeira nas embalagens.
A Justiça ainda não autorizou a divulgação das marcas.
O “alquimista”, um velho conhecido do MPRS, já havia sido preso na 5ª fase da operação em 2014, por participação em um esquema semelhante no Vale do Taquari.
Na época, ele foi identificado manipulando soda cáustica, bicarbonato de sódio e água oxigenada em produtos lácteos.
Com apoio da Receita Estadual, FEPAM, Ministério da Agricultura (MAPA), MPSP e Delegacia do Consumidor (DECON), cerca de 110 agentes cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão em Taquara, Parobé, Três Coroas, Imbé e São Paulo.
Foram presos o químico industrial, o sócio-proprietário da indústria e dois gerentes. Na operação, também foram identificadas táticas de “códigos secretos”, como “receita” e “vitamina”, usadas para despistar as fiscalizações.
Risco à Saúde e Distribuição
Os promotores alertam que os produtos contaminados são distribuidos para o Rio Grande do Sul, diversas regiões do Brasil e até para a Venezuela, incluindo fornecimento para escolas de cidades paulistas por meio de licitações.
Apesar das análises iniciais confirmarem substâncias nocivas, exames detalhados ainda serão realizados para identificar os lotes específicos.
Soda cáustica e água oxigenada: Fraudes Recorrentes
Desde 2013, a Operação Leite Compen$ado combate fraudes na produção de leite no Rio Grande do Sul.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp