Freeway: reclamações dos motoristas estão prestes a ter fim

Pontos de parada na freeway estão prestes a se multiplicar e resolver uma das principais reclamações dos motoristas: a escassez de banheiros e áreas de descanso ao longo dos 100…
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Pontos de parada na freeway estão prestes a se multiplicar e resolver uma das principais reclamações dos motoristas: a escassez de banheiros e áreas de descanso ao longo dos 100 quilômetros da BR-290, entre Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho.

A CCR ViaSul, concessionária responsável pela gestão da rodovia, recebeu diversos projetos de empresas interessadas em construir Pontos de Parada e Descanso (PPDs) nas margens da freeway.

Atualmente, a rodovia conta com apenas três locais com banheiros: um no sentido Capital-Litoral, no quilômetro 80, e dois no sentido contrário, nos quilômetros 69 e 77.

A situação precária gerou, ao longo dos anos, muitas queixas, principalmente entre os caminhoneiros, que precisam de infraestrutura adequada para suas longas jornadas.

A boa notícia é que essa realidade está prestes a mudar. Um dos empreendimentos já teve o projeto aprovado pela CCR ViaSul e será construído nas proximidades do quilômetro 17, no sentido Litoral-Capital, bem próximo à praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha.

Outros seis projetos estão em fase de análise, localizados entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Glorinha. Desses, três estão planejados no sentido Capital-Litoral e dois no sentido oposto.

Os novos PPDs deverão oferecer estrutura completa: banheiros, chuveiros, bebedouros, salas de descanso, além de espaço para estacionamento e, eventualmente, lojas ou postos de combustível.

Embora tenham como foco principal os caminhoneiros, os espaços serão acessíveis a todos os usuários da freeway.

A implementação, no entanto, esbarra em uma exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que em 2021 autorizou a criação dos novos pontos através de um termo aditivo no contrato de concessão da CCR ViaSul.

A regra determina que dois PPDs na mesma direção da rodovia devem manter uma distância mínima de 20 quilômetros entre si.

Como a distância total entre Santo Antônio da Patrulha e Glorinha é de 47 quilômetros, nem todos os seis projetos poderão ser aprovados.

O aditivo de 2021 também permite que as margens da freeway recebam empreendimentos variados, desde postos de gasolina e lojas de conveniência até centros comerciais e residenciais.

Contudo, a autorização está condicionada à instalação dos pontos de parada com serviços básicos para o descanso dos motoristas, com distância regulamentada.

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Esses avanços representam um passo importante para melhorar as condições de tráfego e conforto na BR-290, beneficiando milhares de motoristas que cruzam diariamente a freeway.

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Com o aumento dos investimentos privados e a liberação para construir novos espaços, a expectativa é que, em breve, a falta de infraestrutura básica deixe de ser uma dor de cabeça para quem depende da rodovia.

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