Frente fria inicia novo episódio de forte instabilidades no RS
Um novo episódio de forte instabilidade com chuva localmente volumosa e temporais isolados tem início nesta quarta-feira pelo Rio Grande do Sul e vai atingir os três estados do Sul do Brasil até amanhã.
A chuva, que terá altos volumes em parte da região, preocupa pelos rios ainda altos e enchentes em diversas cidades.
A MetSul Meteorologia reforça o alerta que será um novo episódio de chuva volumosa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre hoje e amanhã com acumulados de precipitação em algumas localidades que podem ser equivalentes à média do mês inteiro.
Será o terceiro episódio de chuva com altos volumes neste mês até agora no Sul do Brasil e consequência de uma frente fria. A instabilidade tende a ser mais intensa do Centro para o Norte gaúcho, especialmente da tarde para a noite.
A chuva por vezes pode ser moderada a forte com pancadas isoladamente torrenciais de duração curta.
São esperadas trovoadas na Metade Norte com maior incidência de raios no Noroeste gaúcho.
O maior risco é granizo, apesar da possibilidade de vendavais localizados.
A região com maior potencial de temporais será o Noroeste gaúcho.
Os volumes de chuva devem ser baixos na Metade Sul, já que a máxima atividade frontal deve se concentrar na Metade Norte, onde os acumulados na soma de hoje e amanhã devem ficar acima de 50 mm em muitas cidades com marcas até de 100 mm ou mais em alguns pontos, o que se espera também em diversas áreas de Santa Catarina.
É o que mostra a projeção de chuva do modelo Icon atualizada no começo desta quarta.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp