A frente fria no RS, associada a um ciclone extratropical, já começa a impactar o clima neste domingo (27), segundo a MetSul Meteorologia.
Embora o risco mais elevado de temporais esteja concentrado no Paraná, as mudanças já são visíveis em solo gaúcho: nuvens carregadas avançam pelo Estado, tornando o dia nublado e instável em algumas regiões.
Conforme os meteorologistas, a chuva será irregular e, em grande parte das áreas atingidas, os volumes previstos são baixos.
A possibilidade de pancadas fortes não está descartada, mas elas devem ocorrer de maneira bastante isolada.
No Sul e no Oeste do Rio Grande do Sul, a chegada de ar mais seco deve melhorar o tempo ao longo do dia, com períodos de sol entre nuvens. Mesmo nas localidades onde houver precipitação, aberturas de sol também são esperadas.
As temperaturas já começam a ser afetadas pelos fenômenos climáticos. De acordo com a previsão, as máximas ficarão abaixo dos 25 °C na maior parte do território gaúcho. Contudo, áreas mais a Oeste ainda podem experimentar sensação de abafamento neste domingo.
Frente fria no RS
A partir de segunda-feira (28), a tendência é de queda acentuada nas temperaturas. Uma forte massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica avança pelo RS, proporcionando madrugadas geladas e tardes amenas durante boa parte da semana.
Embora possa chover em pontos isolados da Região Sul, especialmente em Santa Catarina e no Paraná nas primeiras horas da segunda, o predomínio será de tempo firme na sequência do dia.
A frente fria se deslocará então para o Centro-Oeste e o Sudeste do país. Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás, São Paulo, Oeste e Sul de Minas Gerais, e o Rio de Janeiro sentirão os efeitos do sistema frontal na segunda-feira, com maior instabilidade prevista para a tarde e a noite em Minas e no Rio.
Na terça-feira (30), último dia de abril, o deslocamento do sistema pelo oceano trará mais nuvens e chuvas para o Rio de Janeiro, o Leste de Minas Gerais e o Espírito Santo. O Sul da Bahia também começará a sentir os efeitos do avanço da frente fria.
O mês de maio já inicia com alerta de tempo severo: a influência da frente fria no oceano deverá provocar acumulados elevados de chuva no litoral da Bahia, aumentando o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. A capital Salvador está entre as cidades que podem sofrer com volumes excessivos de precipitação.
A evolução do quadro climático aponta que, enquanto o Sul do Brasil terá a atuação dominante de ar seco e frio entre segunda e terça, o Centro-Oeste e o Sudeste enfrentarão episódios de instabilidade.
Na segunda metade da semana, as atenções se voltam ao Nordeste, com previsão de chuvas intensas principalmente no Leste da Bahia.