Frente fria trará fortes temporais no RS, alerta a MetSul
A chegada de uma frente fria à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai provocou forte temporal em Santana do Livramento no final da tarde de ontem (24).
A frente fria encontrou a massa de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, que trouxe máximas de quase 37ºC no sábado na Grande Porto Alegre, gerando nuvens de grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus no Oeste gaúcho, especialmente na região de Livramento.
A frente fria é de lento deslocamento, o que permite que a tarde deste domingo ainda seja com calor mais intenso em cidades do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul com máximas perto dos 35ºC em alguns municípios, inclusive da Grande Porto Alegre, embora aqueça menos do que ontem pelo aumento da cobertura de nuvens.
A MetSul alerta que entre a tarde e a noite deste domingo novos temporais isolados podem ser registrados no Rio Grande do Sul, especialmente do Centro para o Norte do estado, mas vão ser ocorrências muito localizadas.
Nesta segunda-feira, novas fortes áreas de instabilidade isoladas devem se formar com risco de tempestades pontuais.
A instabilidade mais forte no Sul do Brasil ocorre entre terça e quarta à medida que a frente se desloca para o Norte e um centro de baixa pressão atua junto ao Rio Grande do Sul, o que vai aumentar a probabilidade de temporais.
Ainda segundo a MetSul, O maior risco de tempo severo com chuva localmente forte, rajadas de vento e queda de granizo de terça para quarta vai se dar na Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
Como se vê nos mapas de refletividade, algumas áreas de instabilidade vão ser muito fortes e com potencial para tempo severo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp